É possível termos criatividade sem inovação, mas não é possível ter inovação sem espaço para a criatividade.
A criatividade gera ideias novas e a inovação é a implementação de forma eficaz dessas ideias.
Os principais pilares para o desenvolvimento da criatividade são:
1- Motivação: o principal combustível para a criatividade é a paixão, é aquela motivação intrínseca proporcionada pelos interesses, pelo prazer, pela satisfação e pelos desafios. O dinheiro pode ser um objetivo secundário mas não deve ser o principal motivo;
2- Emoção: pessoas são mais criativas quando estão com temperamento positivo, quando podem responder e se relacionar consigo mesmo e com o ambiente de forma afetiva, prazerosa e energética;
3- Percepção: a percepção do trabalho que se está fazendo, o seu real valor, o seu significado, além da percepção de um ambiente de apoio e cooperação promovem um estado de valorização propício para o desenvolvimento da criatividade;
Líderes e gestores podem promover esse ambiente acolhedor, olhar com mais empatia para os seus liderados e criar conexões mais próximas e verdadeiras.
Pequenas conquistas sentidas e vivenciadas no dia a dia, dentro de um ambiente seguro, onde é possível experimentar e receber apoio, mesmo quando certas ideias não dão certo, faz com que os profissionais acreditem no próprio potencial, no potencial da empresa e da equipe e não tenham medo de errar.
Além disso, é preciso que o colaborador também enxergue novas possibilidades e novas perspectivas diante dos problemas, olhe para as coisas de maneira diferente das outras pessoas e não tenha medo de arriscar.
A boa notícia é que a criatividade pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho por meio de um processo de desenvolvimento organizacional e humano.
Um processo de autoconhecimento, expansão e ampliação da consciência junto aos líderes e equipes é um bom começo para proporcionar maior espaço para a criatividade dentro da empresa.
Venha conversar com a gente.