Comunicação de líderes

A arte de se comunicar durante conversas difíceis pode ser muito mais complicada do que parece.

Somos serem complexos e, achar que um diálogo é composto somente entre você e a pessoa com quem está se comunicando é um pensamento um tanto ilusório.

É preciso levar em conta a nossa voz interior, carregada com as nossas verdades, nossos valores, nossas crenças e viéses inconscientes.

Sua voz interna é essencial, cada um leva dentro de si um fluxo constante de pensamentos e sentimentos que temos em reação ao que está acontecendo enquanto a conversa se desenrola. Essa voz interna quase sempre é discreta, mas quando ouvimos algo que discordamos e ficamos emotivos, nossa voz interna fica mais alta e exige nossa atenção. E, quando ouvimos a nós mesmos não conseguimos ouvir o outro ao mesmo tempo.

O ato de ouvir, portanto, não se dá naturalmente, mesmo para os que são bons ouvintes, quando nos sentimos injustiçados ou subestimados podemos desligar a empatia e curiosidade do ponto de vista neurológico.

Exercitar a escuta ativa e empática, criando um objetivo em comum com o outro para que isso possibilite a criação de laços pode ajudar numa conversa difícil, permeada por emoções.

Se prepare para essa conversa, escute a sua voz interna, dê ouvidos a ela para que se aquiete e se acalme, só assim será capaz de ouvir o outro com mais disponibilidade. Encontre padrões de gatilhos, quando estamos sob stress pensamos e fazemos mais do mesmo e, descobrir esse “modos operandis” ajudará no seu processo de autoconhecimento e possibilitará a criação de conexões mais saudáveis e produtivas.

Busque o autodesenvolvimento, líderes precisam se conhecer e se preparar internamente para poder fazer uma gestão mais consciente e que ressoe positivamente em seu time!!!

Compartilhe: